quarta-feira, 9 de março de 2016

DESRESPEITO AOS ARTISTAS

No mês passado eu já havia colocado no meu post no Facebook um comentário sobre a realização de Baile Charme na Casa das Artes de São Gonçalo. Vários artistas da cidade se mostraram indignados com o acontecido. Um espaço do artista plástico, da poesia e da literatura se transformando em "clube". Nada contra o pessoal do Charme. A questão é que o local não é apropriado. Alí não é clube e nem casa noturna. Fiquei na bronca.
Agora mais uma bronca. Me indigna bastante esse desrespeito aos artistas da cidade relatado pelo artista plástico Mário César Candido que participou da I Mostra Universo Feminino, na Casa das Artes. Eu não sei o que está acontecendo na Casa das Artes, pois no ano passado com a direção da superintendente de Artes Visuais, a Casa das Artes "bombou" na mídia com várias programações, exposições de todos os tipos, fotografias, cursos de desenho , literatura de cordel, saraus de poesia, vários lançamentos de livros. Este dinamismo não pode parar e nem dar lugar a atos meramente politicos.

A gafe da etiqueta. Aparentemente algo pequeno e insignificante. Mas NÃO É. TRATA-SE DO CRÉDITO DO ARTISTA. SEUS NOMES EM SUAS OBRAS.

DESRESPEITO AOS ARTISTAS 

CONFIRA A MATÉRIA:


“Muito tempo sem me envolver com exposições em São Gonçalo, com Secretaria de Cultura, com FASG. De repente achei que valia a pena apostar em um sopro novo que vi surgir na FASG com a proposta da I Mostra Universo feminino. Entrei e mantive meus pés atrás, lógico. E não deu outra. Foi um engano. Continua tudo igual. SÃO GONÇALO NÃO TEM JEITO. Que coisa ridícula!!! Não visite. Não vale a pena”, essa é a fala indignada do artista plástico Mário César Candido Vieira, formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ que expôs seus trabalhos na I Mostra Universo Feminino, na Casa das Artes - Centro/São Gonçalo.
                                        
                          Mário César é artista plástico da Escola de Belas Artes da UFRJ, morador de São Gonçalo,  já expôs e foi curador no Rio de Janeiro e em outras cidades.



DESORGANIZAÇÃO: EDITAL FALHO E ARTISTAS SEM CRÉDITO NAS SUAS OBRAS

Mário conta que as falhas já começaram no edital. “O edital de convocação para a mostra não foi cumprido: teve inscrição fora da data,  a divulgação foi péssima, culminando com os artistas chegando lá e vendo suas obras sem crédito. As obras foram fotografadas e filmadas por uma TV e não havia autoria. Isso já é um absurdo primário. Perguntei ao "curador" da mostra e ele me disse que foi decisão dele,  porque as etiquetas não foram entregues pela gráfica. E a solução era ele fazer com impressora caseira e depois substituir. Isso é São Gonçalo. Desordem e desrespeito com os artistas”, disse Mário."Espera-se respeito com os créditos, um bom recorte curatorial, um texto de apresentação. Eu sou curador também e falo com propriedade de quem tem experiência dentro e fora de SG. Fui curador do SESC-SG por 5 anos", acrescentou.

“Esse rapaz levou uma imagem do meu trabalho para casa. Com certeza gostou. Deve querer compartilhar, mas não vai poder dizer que a obra é de Mário Candido. O "Curador" da mostra não colocou etiquetas com os dados das obras. Isso não tem desculpa... apesar de eu ter ouvido algumas. Falo também como curador que já montou várias exposições, incluindo uma com 66 obras e sempre fiz um trabalho impecável... de respeito a todos”, disse Mário que considerou o evento  vexatório.



Mário afirma ainda que “os artistas gonçalenses precisam crescer, perder ranços." "Há necessidade de receber Certificado de Participação em exposição? Certificado de artista é convite, folder e reportagens. Quer receber? Recebe depois em off e não em cerimônia politiqueira na abertura da Mostra. Isso só serve para pantomímas manipuladoras”, disparou. Finalizando Mário acrescenta que "as artes visuais e a atuação cultural de São Gonçalo, com raríssimas exceções, está no século XIX.... e um século XIX mal compreendido "

Concordo com você Mário. São Gonçalo como um todo precisa aprender e muito a valorizar e respeitar seus artistas e, sobretudo, tem que aprender a se organizar e isso se reflete não apenas na cultura , mas em todas as esferas da sociedade. Falta sangue novo, Ideias novas. Como você mesmo disse, São Gonçalo precisa deixar de ser uma cidadezinha baseada em coronelismo, que faz tudo de qualquer jeito e que ainda não despertou para um novo século. Fica aqui no registro da nossa crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comece o ano aprendendo Escrita Criativa - Treinamento on line

    Vivemos em um mundo em que você precisa criar textos criativos para atender as demandas de sua empresa, atrair seus clientes, passar em ...