terça-feira, 29 de março de 2016

Campeã brasileira de Karatê é de São Gonçalo.

Estive no Salgueiro para conhecer uma campeã no esporte e na vida, Kaylane. Essa menina de apenas 12 anos, já traz na bagagem do início de sua vida, a conquista de tantas medalhas que pesam em seu pescoço infantil:o peso da vitória ,suada e difícil. Kaylane é uma guerreira que mora em uma comunidade carente e violenta, mas que surgiu no tatame do karatê como uma pequena que virou uma gigante. 

Vencendo as adversidades da vida, do local onde vive, ela despontou como uma estrelinha que brilha na constelação do esporte. Sua mãe, Priscila, maior incentivadora, uma mulher forte,simples, que cria sozinha, "pãe". Mulher de fé que se emociona com o brilho de sua única filha.  

Professor Erivaldo Sutero e sua esposa Adriana, pessoas de fé, batalhadoras, ele, rodoviário e ela , costureira, mas que acreditaram que o esporte transforma vidas e persistem, mesmo sem receber nenhum apoio do poder público, insistem e resistem e são recompensados com os frutos colhidos através das vitórias deste meninos e meninas do Salgueiro. Quero parabenizar a todos e dizer que tenho orgulho de Kaylane, de seus mestres e das crianças do Salgueiro.

Mas quero deixar aqui também registrado o meu REPÚDIO AO PODER PÚBLICO DE SÃO GONÇALO QUE NÃO RECONHECE E NEM VALORIZA A GONÇALENSE KAYLANE QUE LEVOU A BANDEIRA DE SÃO GONÇALO ATÉ BRASÍLIA E HONROU A CIDADE SENDO CAMPEÃ. EU TENHO VERGONHA DE DIZER QUE KAYLANE NUNCA FOI RECEBIDA NO GABINETE DO PREFEITO. ELA HONROU SÃO GONÇALO E NÃO FOI HONRADA.

PROFESSOR ERIVALDO PASSOU HORAS NA PREFEITURA DE SÃO GONÇALO PRA DIZEREM A ELE QUE A ÚNICA COISA QUE PODIAM  DAR PARA O PROJETO ERA UMA CAIXA DE BANANAS. ISSO ME DÁ MUITA VERGONHA DESTE PODER PÚBLICO QUE ESTÁ AÍ. 

CONFIRA A A MATÉRIA NO MEU BLOG E EMOCIONE-SE.

O sonho que nasce na dificuldade


“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”. A frase é de Martin Luther King, pastor protestante e ativista político que tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, mas pode ser propícia a Kaylane Melo da Silva, uma menina de 12 anos, moradora no bairro do Salgueiro, em São Gonçalo, que deu o primeiro passo há 3 anos e meio ao começar a treinar karatê e se tornar campeã estadual e brasileira na categoria.
Kaylane, campeã brasileira, orgulho de São  Gonçalo



O Salgueiro é considerado um dos bairros mais violentos de São Gonçalo, mesmo com essa imagem negativa está ai a prova de que há esperança, através de projetos sociais que buscam tirar as crianças da rua e da criminalidade. A menina atleta Kaylane  é um exemplo de que em meio às dificuldades de uma comunidade carente, podem surgir campeões  que são orgulho de São Gonçalo.

Eu  e Kaylane,uma vencedora


Ela treina três vezes na semana, por cerca de 1h e meia  no Projeto Social Karatê com Cidadania do professor Erivaldo Sutero localizado na Estrada da Sapucaia, no Salgueiro.
“Conheci o karatê através das minhas primas, um dia eu vim com elas, gostei e comecei a treinar. Foi muito difícil no início. Eu era muito tímida, achava cansativo ir pra escola e depois treinar, mas tive muito incentivo da minha mãe. Nunca pensei que seria campeã. Em 2014, em Brasília, conquistei o campeonato brasileiro. Eu ficava muito nervosa, chorava, me achava inútil e fraca, queria desistir, mas recebi muito apoio da minha mãe, do professor Sutero e da sua esposa Adriana. Depois conquistei dois campeonatos estaduais, um em Duque de Caxias e outro pela Universo, na Trindade, aqui em São Gonçalo”, disse a atleta que se prepara agora para disputar seu primeiro campeonato internacional em abril, o Arnold Classic Brasil - IV Open Internacional de Karate que acontecerá no Riocentro, na Barra da Tijuca.

A mãe Priscila incentiva a filha
Fã do MC Gui, Rihanna e Beyoncé, Kaylane estuda no Colégio Municipal Visconde de Sepetiba, em Nova Cidade, está no 7° ano e sonha em continuar sua carreira como atleta e futuramente fazer faculdade na área de informática. A mãe, Priscila Melo, é orgulho puro. “ Ela é filha única. Eu fico emocionada nas competições, sempre estou junto.O Karatê foi a melhor coisa que aconteceu na vida dela pra tirá-la da rua pois moramos num local muito difícil”, disse a mãe que é balconista em uma farmácia.


Esperança para as crianças do Salgueiro

Projeto  dá aulas gratuitas à crianças de 5 a 17 anos

Campeões com 8 medalhas de ouro



O professor Erivaldo Sutero, o “karateca”, tem um trabalho incrível com crianças do Salgueiro através do Projeto Social Karatê com Cidadania. Ele dá aulas de Karatê gratuitamente para várias crianças da região. “Fundamos o projeto em 2011 e já fizemos 13 campeões estaduais e Kaylane é nossa primeira campeã brasileira. Estamos com 80 alunos frequentando o projeto que é gratuito e  atende  crianças de 5 a 17 anos. Campeão estadual e vice-campeão brasileiro de Karatê, Sutero é nascido e criado no Salgueiro. Trabalha como  motorista de ônibus e ainda encontra tempo para fazer faculdade de Educação Física e ensinar o esporte junto com sua esposa Adriana, que também é coordenadora do projeto.


Meninos treinam duro pra conquistar medalhas


Professor Erivaldo Sutero e sua esposa Adriana


Nem um real do poder público


Apesar do trabalho bonito, o Projeto Social Karatê com Cidadania nunca recebeu nenhum centavo do poder público. “Já passamos horas dentro da Prefeitura e nunca tivemos apoio em nada. Quiseram dar apenas uma caixa de banana do Ceasa para o lanche das crianças que nós ainda tínhamos que ir pegar lá. Para conseguir algum dinheiro pra disputar o campeonato brasileiro fomos para rua, em frente à Prefeitura pedir dinheiro à população com quimonos, cartazes e faixas. Conseguimos na ocasião arrecadar 300 reais. Em geral quando há viagens para os torneios, os pais ficam responsáveis pela passagem dos filhos. A prefeitura nunca nos ajudou em nada e o prefeito Neilton Mullin nem sequer recebeu Kaylane em seu gabinete representando São Gonçalo. Uma campeã que levou a bandeira de São Gonçalo quando recebeu sua medalha e o prefeito sequer teve a humildade de  recebe-la ”.
]
O Projeto Social Karatê com Cidadania fica na Estrada do Sapucaia, s/n , em frente ao DPO, em cima do sacolão, no Salgueiro-SG.
Doações para o Projeto na Caixa Econômica Federal- agência 0889-003, conta corrente 2529-0 em nome do Projeto Social Karatê com Cidadania.




Um comentário:

  1. As dificuldade quando resiste a cada sentido de querer , mesmo não podendo, mas existindo o mais profundo sentimento de
    animo e veracidade e determinação , tudo se torna mais edificante quando chegamos no topo da perfeição...

    ResponderExcluir

Comece o ano aprendendo Escrita Criativa - Treinamento on line

    Vivemos em um mundo em que você precisa criar textos criativos para atender as demandas de sua empresa, atrair seus clientes, passar em ...