quinta-feira, 2 de junho de 2016

Mulheres participam de ato histórico em São Gonçalo

Coragem para dizer Não e Basta contra a Cultura do Estupro


Comecei muito bem o mês de junho, ontem, 1 de junho, tive a honra de participar de um momento histórico na história da luta das mulheres no município de São Gonçalo. O ato contra a Cultura do Estupro  reuniu um grupo de pessoas,cidadãos e cidadãs, moradores da cidade, estudantes, jovens, homens e mulheres, poucos em número, mas muito corajosos em gritar palavras de ordem a fim de conscientizar a população sobre a defesa da mulher e pelo fim da cultura do estupro.O vereador Diego São Paio esteve no Ato demonstrando todo seu apoio na defesa das mulheres e contra a cultura do estupro.
Diego São Paio no Ato contra a Cultura do Estupro


Leda Lessa, atriz e cantora na luta

Momento lindo


Queremos convidar as mulheres de São Gonçalo a levantarem uma voz dizendo BASTA a esse e todo e qualquer tipo de violência contra a mulher! São Gonçalo precisa que levantemos nossas vozes. Todas que participaram deste Ato saíram com certeza com mais esperança e alma lavada, sabendo que a nossa luta tem que continuar. Doa a quem doer, incomode a quem incomodar, pois como colocamos nos cartazes. " FAZ DA TUA DOR A TUA LUTA"
Fatima Miranda, Renata Idalgo, Leda Lessa, Carolina Pastor e Camila Pastor, feministas e libertárias



A concentração foi na Praça Zé Garoto e seguiu em passeata até a Praça Luiz Palmier, no Centro de São Gonçalo. Com cartazes e rostos pintados e gritos de  palavras de ordem que questionavam o tratamento que as mulheres recebem rotineiramente, nosso grupo prosseguiu em  seu objetivo até fim, em meio a risos e brincadeiras irônicas de homens que faziam piada e zombavam do crime de estupro e da violência contra a mulher e a omissão de muitas mulheres, mesmo assim resistimos até o fim e mostramos nossa força vencendo este desafio que começa dentro de cada uma de nós, em deixar a vergonha de lado e mostrar a nossa cara e dizer pra cada mulher: A luta é sua. Meu corpo, minhas regras. Estupro é crime! Não é Não!.Toque sem consentimento é crime! É por mim e por todas nós!

Rafa Silva puxando palavras de ordem
     
Rayssa Ramos- Mulheres querem respeito!


Confesso que tivemos dois momentos de emoção, ao ver uma senhora sair do carro e nos aplaudir e também quando da janela, meninas lindas bailarinas, futuras mulheres adultas acenaram para o nosso grupo, pequeno em quantidade, mas grande em qualidade. Poucos homens nos seguiam, apenas três queridos e maravilhosos homens com alma feminina Mário Lima Jr, Fred de Araújo e o jovem Rick.

Em frente à Prefeitura


“São Gonçalo é a segunda região com mais número absoluto de vítimas de estupro em 2015. O dia 1º de junho teve ato em diversas cidades e São Gonçalo não poderia ficar de fora”, explicou a professora Rafa Silva, 21 anos, organizadora do evento acrescentando que " a luta é de todos nós."

Os protestos foram organizados após o estupro coletivo  sofrido por uma jovem, de 16 anos, abusada por cerca de 30 homens, no Morro da Barão, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio.

A triste estatística de São Gonçalo

Dados do “Dossiê Mulher ”, realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro revela que a região de São Gonçalo está em 2°lugar  no ranking do Estado, com  262 casos de estupro em 2015, isto é, 4,8 vítimas a cada 10 mil mulheres.Uma média de 22 casos a cada mês. A cidade é a quinta região com maior número de tentativas de estupro.De janeiro a abril deste ano, 69 casos foram registrados na cidade.



Um comentário:

  1. Bela matéria sobre a força da mulher gonçalense, Renata. Centenas de pessoas viram o ato e isto certamente transformou a cidade.

    ResponderExcluir

Comece o ano aprendendo Escrita Criativa - Treinamento on line

    Vivemos em um mundo em que você precisa criar textos criativos para atender as demandas de sua empresa, atrair seus clientes, passar em ...