domingo, 19 de novembro de 2017

Eleições CREA-RJ: Mudanças no Regimento Interno a quem interessa neste momento?






O famoso conselho 'Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço, revela a distorção de valores entre o que eu falo e combato; e entre o que estou praticando de fato. Quem tem atitudes que não mereçam servir de exemplos, não é digno de dar conselhos. A prática diferente do discurso vem permeando a situação atual da administração INTERINA que está no CREA-RJ que vive nestes três meses, um período eleitoral.

Nota-se explicitamente esta contradição entre o discurso e a prática. Os mesmos que militam politicamente e denunciam  a  nível nacional o golpe dado pelo vice-presidente ilegítimo, Michel Temer contra a presidência de Dilma Roussef  trazem para  o CREA-RJ  uma postura totalmente distorcida de seus discursos de esquerda  que falam tanto em democracia e direito. A verdadeira roupagem de suas atitudes é arbitrária e coerciva.

O que está por trás da açodada decisão de se aprovar a  toque de caixa e no apagar das luzes o novo Regimento do Conselho?

Estes mesmos que disseram que Temer é um golpista que usurpou do poder sem ter sido eleito pelo voto popular, agem de forma semelhante a ele, ao defender no Plenário do CREA-RJ a aprovação rápida de um regimento que sequer foi discutido com as Câmaras Especializadas do CREA e sem seguir um processo recomendável e democrático que fosse já debatido também  com o presidente atual licenciado, eleito por maioria dos profissionais.

A tentativa oportunista propôs até uma sessão plenária extraordinária o que custará caro aos profissionais que financiam o CREA. Qual o sentido de urgência que justifique esse custo aos profissionais? Isso é democracia ou golpe? Por que não aguardam o resultado das eleições para que isso seja discutido amplamente pelo presidente eleito em  conjunto com todas as câmaras especializadas?

Cabe reforçar mais uma vez que a atual presidência do CREA está INTERINA e tal como a presidência de Temer NÃO foi ELEITA pelo voto dos profissionais do Conselho, e, portanto, NÂO pode deliberar um documento tão importante como o Regimento Interno do CREA em apenas quinze dias e ainda por cima dentro do período  eleitoral.

Por que tanta pressa e urgência? Um regimento precisa ser amplamente debatido por todos e principalmente pelo  presidente eleito. ONDE MORA A DEMOCRACIA? FICOU SÓ NO DISCURSO PANFLETÁRIO APENAS OU NO FORA TEMER?

Deixo aqui outra reflexão com a arbitrariedade dessa administração INTERINA: Como podem suspender o Programa PROGREDIR? Um programa implantado há 13 anos, já consolidado, que atravessou várias administrações e já ajudou milhares de profissionais  que agora se vêem prejudicados no seu aperfeiçoamento profissional.

Por que tantas interferências no CREA neste breve período eleitoral envolvendo decisões que, ao  meu ver e acredito que da maioria dos profissionais deveriam ser debatidas e analisadas junto com a presidência ELEITA no dia 15 de dezembro?

Em conversa com lideranças da AEARJ, fui informada que o conselheiro que representa a entidade no Plenário do CREA e que fez algumas modificações no Regimento sequer comunicou à presidência da AEARJ esta movimentação. Como pode conselheiros que representam as entidades não comunicá-las de seus atos ? Onde está a democracia?

Profissional, no dia 15 de dezembro fique esperto entre os que diferenciam a prática do discurso. Eleja quem de fato tem propostas concretas pra você e não apenas discursos vazios e que nada tem de “democráticos”.

Renata Idalgo é jornalista, professora, escritora e poeta. Trabalhou no CREA-RJ nos anos de 2000 a 2004 e 2009 a 2015, na Assessoria de Comunicação e também como Assessora de Imprensa. Contribuiu com matérias para a Revista do CREA-RJ e participou da Comissão de Pró-Equidade de Gênero e Raça do Conselho. Elaborou vários jornais institucionais para o CREA-RJ e instituições como IBEC, AEPET, AFEA entre outros.


Um comentário:

  1. Por este é outros motivos, meu voto é 113 Reynaldo Barros
    Todos os demais candidatos só querem lucrar e depreciar mais ainda os técnicos, chegando ao ponto de apoiarem uma divisão no conselho só para conseguirem mais cargos e salários.
    Uma vergonha!!!
    Meu conselho a todos, votem 113 Reynaldo para presidente, ou então, não reclamem do caos e novos custos que os demais concorrentes a presidência querem implementar.

    ResponderExcluir

Comece o ano aprendendo Escrita Criativa - Treinamento on line

    Vivemos em um mundo em que você precisa criar textos criativos para atender as demandas de sua empresa, atrair seus clientes, passar em ...