quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Jornal EducAção. Ano 1- nº 1 Janeiro- 2017


Secretaria Municipal de Educação
Secretário Diego São Paio
Subsecretaria de Infra Estrutura
Subsecretária Fernanda Temperini
Superintendência de Cultura
Dècio Machado
Equipe

Oração e Ação na Secretaria Municipal de Educação

Com oração e ação, o administrador Diego São Paio assumiu, no dia 2 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. Antes de subir para sua sala, o novo secretário promoveu um feito inédito na história da Educação da cidade ao reunir toda a equipe,  na entrada  de mãos dadas, onde foi  feita a oração do Pai Nosso.  Inovação, fé e muito trabalho são os focos da gestão de Diego São Paio à frente da Educação.
Secretário Diego São Paio inicia trabalho orando Pai Nosso


“ A primeira missão é traçar um grande diagnóstico da Educação Pública na cidade.Queremos conversar com todos os diretores e professores e visitar todas as escolas.Estamos com uma grandiosa equipe. O objetivo é trazer transparência na gestão pública.Capacidade técnica se conquista, mas comprometimento e amor pela cidade não se conquista , está marcado. Eu tenho certeza de que esta equipe tem esta grande marca de amor ao território gonçalense e por isso daremos grandes respostas à  Educação Pública de São Gonçalo. e a partir de hoje,  iniciaremos um planejamento”, disse o Secretário que no mesmo dia iniciou um planejamento com  as subsecretarias e coordenações com  prazo de 10 dias para a apresentação de projetos e  planejamento da Educação Pública da cidade.

A Secretaria Municipal de Educação contará com Chefia de Gabinete, que tem a frente o Antonio Oswaldo, coronel aposentado da PMERJ e com  as Subsecretaria de Planejamento  que tem a frente o professor Marcelo Azeredo,  a Subsecretaria Ações Pedagógicas com a professora Janaína Damasceno, a Subsecretaria de Educação Infantil com a professora Janine de Souza, a Subsecretaria de Infraestrutura  que tem a frente a administradora Fernanda Temperini,  além das subsecretarias para Assuntos Jurídicos e Comunicação Social.

Quem é quem ?

Chefia de Gabinete
Antonio Oswaldo da Silva- Coronel aposentado da PMERJ. Trabalhou como Secretário de Segurança de Búzios e São Gonçalo,vice-presidente do Detro. Fez curso de Segurança Tolerância Zero em Nova Iorque e estágio na Swat em Miami.



A Chefia de Gabinete tem uma importante  missão na vida do secretário e, é uma função de extrema confiança.Cabe à Chefia de Gabinete organizar a agenda do secretário,os  compromissos e contatos externos e até pessoais, que tem que ser filtrados pra serem levados ao secretário. “Não existe uma fórmula.O chefe de gabinete trabalha tecnicamente e politicamente sempre trazendo conforto e tranquilidade nos contatos , troca de informações e reuniões do secretário. Em certas ocasiões , o chefe de gabinete representará o secretário. A Chefia de Gabinete está ligada diretamente ao gabinete do secretário e também as demais subsecretarias com seus projetos passam pela Chefia de Gabinete”, disse Cel Oswaldo acrescentando que o êxito do trabalho do secretário passa pela Chefia de Gabinete.


Subsecretarias

1-Planejamento Educacional

Subsecretário Marcelo Azeredo- Professor de Matemática pela UERJ, Pós graduado em Teoria e Prática da Educação Matemática, Gestão, Supervisão e Orientação Escolar, Gestão Escolar Pública e Ciência da Educação. É Mestre em Ciências da Saúde do Ambiente e em Ciências da Educação. Professor de ensino médio e universitário. Foi diretor de várias escolas estaduais entre elas a Escola Técnica Estadual  Henrique Lage. É vice presidente do Conselho Municipal de Educação.




A Subsecretaria de Planejamento Educacional é uma secretaria nova que visa colaborar no planejamento e execução do Plano de Educação solicitado pelo secretário Diego São Paio. Para que este Plano de educação aconteça, o trabalho deve começar a agora e se estenderá nos próximos quatros anos. Este planejamento será feito de forma conjunta com as demais subsecretarias. “Na verdade, esta Subsecretaria tem um papel articulador e está elencada nos tópicos do nosso Plano de Governo para a Educação para facilitar o diálogo do Secretário com as demais subsecretarias. A Subsecretaria de Planejamento abre espaço pra dialogar com outras secretarias municipais, além de estabelecer parcerias  com instituições públicas e privadas e comissões como as de sindicância  e licitação , tudo passa pelo olhar da Secretaria de Planejamento”, disse o subsecretário Marcelo Azeredo que também acumula a Subsecretaria de Pessoal e Formação Continuada.


2- Ações Pedagógicas

Subsecretária Janaina Damasceno- Pedagoga formada e pós graduada  pela UFF. Faz parte da Rede Municipal há 24 anos. Orientadora Pedagógica, tendo atuado por 10 anos em outras coordenações dentro da Secretaria Municipal de Educação.


A Subsecretaria de Ações Pedagógicas envolve um universo de atividades como: 1º ( alunos do  Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano) e 2º segmento (do 6º ano ao 9º ano), orientação educacional, EJA, uma equipe de Educação Inclusiva, equipe de Gestão , equipe de vai cuidar dos Conselhos escolares. ” Temos agora uma nova proposta de criar superintendência com uma equipe multidisciplinar pra trabalhar com artes,  leitura, música e meio ambiente de acordo com os nosso currículo e com o trabalho na escola, A equipe vai dinamizar este trabalho tanto na Educação Infantil como 1º e 2º segmento com essa perspectiva. A nossa primeira vertente tem um trabalho pautado no Plano Municipal de Educação e no nosso regimento.Estamos com todos os nosso projetos de trabalhos prontos, e tudo já pensado para os primeiros 100 dias de aula. Não vamos descartar os bons projetos do governo passado, daremos continuidade, acrescentando melhorias dentro das possibilidades da Secretaria”, disse a subsecretária Janaína.

3- Educação Infantil

Subsecretária Janine de Souza Siqueira. Pedagoga formada pela UFF, pós graduada, participou de coordenações dentro da Secretaria Municipal de Educação por 5 anos. É orientadora educacional da Rede de Educação Municipal.


A Subsecretaria de Educação Infantil vai funcionar com duas coordenações: a de educação infantil municipal e da educação infantil conveniada, em cima dos trabalhos das superintendências de:  Projeto e pesquisa, Apoio pedagógico e Superintendência organizacional e de estrutura das unidades de Educação Infantil apoiadas nas conveniadas que seria a parte de fiscalização. “Volto à Rede com essa proposta inovadora de Educação focada no trabalho e respeito da infância, nos direitos da criança a uma Educação Infantil de qualidade, onde o educar e o cuidar vão estar interligados. Não esquecendo que a Educação Infantil é um espaço de aprendizagem. E a ampliação de oferta. Ficamos muito tempo parados sem políticas públicas para a Educação Infantil e há um déficit muito grande de investimentos neste setor. Com essa nova proposta  do secretário Diego São Paio esperamos um novo olhar para a Educação Infantil que é onde tudo começa,  a  base do indíviduo e que pode comprometer todo o seu futuro”, disse a professora Janine.


4- Subsecretaria de Infraestrutura
Subsecretária Fernanda Temperini- Formada em Administração e Contabilidade com experiência em empresas privadas e multinacionais. Trabalhou em empresas de consultoria fazendo avaliações de empresas e indústrias.


A Subsecretaria de Infraestrutura vai trabalhar com a gestão de todos os contratos. Apenas a gestão e não os orçamentos. “A Subsecretaria fará a gestão de contratos  de veículos, merenda,manutenção e de obras. Foi criada a parte de TI, tecnologia e também atividades complementares com dinâmicas extracurriculares para atrair e manter mais os alunos na escolas. A Subsecretaria possui várias superintendências subordinadas como a de Cultura, Música. Eventos,Esporte e Saúde.Todos os projetos serão avaliados pela minha coordenação e levados ao secretário para verificação da logística e recursos, disse a subsecretária Fernanda Temperini.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comece o ano aprendendo Escrita Criativa - Treinamento on line

    Vivemos em um mundo em que você precisa criar textos criativos para atender as demandas de sua empresa, atrair seus clientes, passar em ...