quarta-feira, 6 de julho de 2016

Empoderar mulheres faz bem pra toda a sociedade



Renata Idalgo é jornalista, escritora, professora. Feminista, mãe, mulher e um ser social e político. Pré-candidata a vereadora pela REDE-Sustentabilidade em São Gonçalo. Diego São Paio é seu  pré-candidato a Prefeito de São Gonçalo.




Cresce a cada dia a necessidade de se ter mulheres em cargos de chefia ganhando o mesmo valor na mesma função exercida por um homem , porque o que conta não é o sexo, mas sim a capacidade intelectual e profissional de cada pessoa. Há mulheres super capacitadas que ainda trabalham em cargos inferiores aos homens, mesmo sendo mais instruídas. Na política é a mesma coisa. Em um universo predominantemente masculino, mulheres são  minoria tanto no Congresso Nacional, como na Assembleia Legislativa e muito mais nas Câmaras Municipais. Um quadro injusto que precisamos mudar. Em São Gonçalo vemos um universo masculino e machista muito grande dentro da política. Dos 27 vereadores eleitos, temos apenas uma mulher. O que falta em São Gonçalo e em todo o Brasil para que as mulheres estejam mais na frente das politicas públicas e desenvolvendo seu trabalho na linha de frente da sociedade? Falta apenas uma coisa: Empoderamento.

Mulheres, de todas as idades, de todas as cores, de todas as naturalidades e nacionalidades e de todas as religiões e profissões. Meninas, adolescentes, jovens, mães, donas de casa, trabalhadoras registradas ou autônomas, profissionais liberais. Solteiras, casadas, divorciadas, viúvas, amigadas. Heterossexuais ou homossexuais. Vocês já ouviram falar sobre a palavra Empoderamento?

A palavra pode soar estranha. Mas é fundamental não só para as mulheres, mas pra toda a sociedade que busca igualdade social e qualidade de vida para todos.

Homens que são maridos, pais, noivos, namorados, homens em geral. Homens íntegros que amam e respeitam suas mulheres sejam elas suas mães, filhas, esposas, noivas, namoradas. Você sabem o que é Empoderamento?

Políticos, empresários e empresárias, comerciantes, empreendedores de seus negócios, o que vocês entendem por “empoderar” alguém?

Empoderamento ou “empowerment”, em inglês, significa uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de decisões, de consciência dos direitos sociais. Paulo Freire, um dos principais educadores brasileiros foi o primeiro a traduzir o termo Empowerment" para o português. Para o professor, empoderamento é  "a capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer".

Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável. Equidade é o mesmo que  igualdade, retidão, imparcialidade e conformidade. É  reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. A Grécia foi considerada o berço da equidade, porque ela não excluía o direito escrito, apenas o tornava mais democrático, e teve também um papel importante no direito romano.

Ciente do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Os Princípios são considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar.


Conheça os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres: (Fonte: Onu Mulheres)

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível para as mulheres seja em cargos públicos como em cargos privados, Se você trabalha em cargo de liderança, é seu papel promover, apoiar e fortalecer mais mulheres para cargos de liderança.

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.Pagar os mesmos salários a todos na mesma função, isso garante que as políticas e práticas do ambiente de trabalho estejam livres de discriminação com base em gênero.


3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa. Estabelecer uma política de tolerância zero a todas as formas de violência no trabalho, incluindo verbal e/ou física e prevenir assédio sexual.


4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres. . Investir em políticas e programas do local de trabalho que abram caminho para a promoção das mulheres em todos os níveis e áreas do negócio, bem como estimular as mulheres a entrar em campos de trabalho que não os tradicionais, Tecnologia da Informação, por exemplo.

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing. Contratar serviços de empresas geridas por mulheres, incluindo pequenas empresas, e mulheres empresárias. Respeitar a dignidade das mulheres em todos os materiais de marketing e outros da empresa.

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social. Promover e reconhecer a liderança e contribuições das mulheres em suas comunidades e garantir a representação suficiente das mulheres em qualquer consulta comunitária.

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero. Divulgar publicamente as políticas da empresa e plano de implementação para promover a igualdade de gênero. Assim, mais empresas podem aprender e se inspirar nos seus Planos e levar o empoderamento feminino para sua organização.


Praticar o Empoderamento Feminino é papel de todos, homens e mulheres. Olhe ao seu redor, quantas mulheres da sua equipe ou da sua empresa precisam ser empoderadas? Quantas poderiam estar desenvolvendo resultados incríveis para a empresa e para ela mesma se tivesse mais suporte? Está nas minhas e nas suas mãos promover a igualdade de gênero e o potencial que todos podem expressar. Empodere!

Fica a dica pra todos nós atentarmos para essa questão que se precisa resolver urgente na sociedade em que vivemos. Mais mulheres no poder. Mais igualdade de gênero e raça. Mais respeito e justiça para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comece o ano aprendendo Escrita Criativa - Treinamento on line

    Vivemos em um mundo em que você precisa criar textos criativos para atender as demandas de sua empresa, atrair seus clientes, passar em ...