domingo, 1 de maio de 2016

Sobes on line 5

Ano 1- nº 5- Maio-2016- Publicação Quinzenal da  SOBES -Editora e Jornalista Responsável: Renata Idalgo MTB 23489 JP/RJ


Sobes-Rio marca presença na Reunião das coordenadorias dos CREAs do Brasil

Demandas da Engenharia de Segurança do Trabalho são debatidas em Encontro Nacional em Salvador
Osvaldo Neves e Alexandre Mosca representaram a SOBES-RIO e SOBES

.
O presidente da Sobes-RIO, Alexandre Mosca e o diretor tesoureiro da Sobes-Rio, Osvaldo Neves participaram de 27 a 29 de abril em Salvador, da reunião das Câmaras Regionais de Engenharia de Segurança do Trabalho dos Creas pelo país,  para a Segunda Reunião Ordinária das Câmaras. A valorização da profissão e suas atribuições no cenário nacional foram os principais objetivos do evento.

O presidente da Sobes-Rio, Alexandre Mosca destacou na sua fala inicial a atuação da SOBES-Rio como entidade e as principais realizações da Engenharia de Segurança no estado do Rio de Janeiro. Foi discutido o plano de trabalho para 2016, as propostas que estão tramitando, além da fiscalização, atuação das câmaras em cada estado, elaboração de propostas, criação de grupos de trabalhos. Foram realizadas duas visita técnicas, uma ao polo petroquímico de Camaçari, e  outra a 14ª Feira Norte, Nordeste de Saúde, Segurança do Trabalho. De acordo como o diretor Osvaldo Neves, que representou também o presidente da Sobes, Harold Sadalla, foi  também debatido o acidente da ciclovia da Niemeyer e as obras das Olimpíadas.
O encontro  aconteceu no São Salvador Hotel, no Stiep, Na abertura  o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, engenheiro mecânico Marco Amigo, deu as boas-vindas para os representantes das câmaras. Ele destacou que novas reuniões nacionais serão promovidas: “Nós vamos ter várias reuniões, seis até o final do ano, é um momento que conseguimos melhor integração entre o conselho regional e pensamento nacional em cada área de conhecimento”.

Presidente do Crea-BA, Marco Amigo ao microfone

VEM AÍ o 20° Curso de Formação de Peritos Judiciais de Periculosidade e Insalubridade e Aposentadoria Especial.

INFORMAÇÕES: SOBES- SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA- Av. Rio Branco, 133 - 22º  andar Centro- RJ- (21)  2242-2278


Quer concorrer a uma vaga no próximo Curso de Formação de Peritos Judiciais da SOBES? Então faça sua inscrição para se tornar nosso Sócio! Além de concorrer a esta oportunidade única, você ainda passará a fazer parte do nosso Clube de Vantagens e receberá notificações periódicas sobre as atualizações da legislação. Não perca esta oportunidade!  Envie e-mail para sobesrio@sobesrio.org.br


Cursos da Sobes
- Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico – Básico.
- Higiene Ocupacional.
- Cabos de Aço.
- Como Fazer Corretamente o PPP, o PPRA.
A SOBES, em parceria com a FTEC Politécnica Virtual, promoverão os seguintes Cursos:
Legislação e Normas Regulamentadoras para Segurança do Trabalho
Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Certificação em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Pós-graduação em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS)
Informações : (21) 2242-2278 sobesrio@sobesrio.org.br 
ENTREVISTA- PRESIDENTE DA SOBES- HAROLD SADALLA


A nova diretoria da SOBES é composta por profissionais de diversos estados brasileiros, sob a presidência do Engenheiro de Segurança Harold Stoessel Sadalla, do Estado do Pará, sendo seu vice o engenheiro de segurança Carlos Soares Queiroz, de Minas Gerais. Harold Stoessel Sadalla é  engenheiro civil, formado em 1965, com diversos cursos de especialização formou-se no Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, na Universidade Federal do Pará em 1974;Trabalhou na construção da ponte Belém–Mosqueiro, da hidroelétrica do Paredão em Macapá; na Cia Amazônica de Pesca, e como construtor e responsável técnico por diversas obras públicas nos Estados do Pará, Maranhão, Amazonas.Teve diversos cargos em entidades de classe e dentre eles foi:Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará; Coordenador da Câmara de Segurança do Trabalho do CREA/PA;Presidente da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho do Pará;Coordenador nacional da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho do CONFEA e Fundador da Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho – ABEST.

Sadalla comentou  sobre o CAPE-ST em Belém.” O curso em Belém foi organizado em parceria com o Clube de Engenharia e com a AEST-PA que é nossa associação regional e foi ministrado pelo Sherique. Foi um  evento de sucesso , tivemos 80 participantes e dentre eles estava uma juíza do trabalho.Foi um evento pioneiro aqui na Região Norte. Pra quem começou a se especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho as perspectivas de mercado são boas.Acredito que nossa especialização tem mercado promissor apesar da crise que atinge a categoria como um todo”, disse Sadalla.


O diretor da Sobes, Jaques Sherique ao centro entre o presidente da Sobes, Harold Sadalla e Ana Maria Faria da Mútua-PA , lideranças da engenharia no Pará


SOBRE A SOBES

A participação em associações profissionais é fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento, não só pelos cursos e eventos que promovem, mas pelas oportunidades de convivência e troca de informações técnicas. As associações também são instrumentos de defesa do exercício profissional e atuam para dar visibilidade à área que representam. Na área de engenharia esta participação ainda é muito pequena, e é tarefa de cada um dos profissionais valorizar e incentivar essas instituições. No caso da SOBES, trata-se de uma sociedade fundada em 1971 por alguns dos mais atuantes engenheiros daquela época e mantém a tradição de independência e liderança nas questões técnicas sobre a Engenharia de Segurança do Trabalho.


EXPOWORK - Feira Latino-Americana do Trabalho Seguro

Sadalla participando da abertura da Expowork em São Paulo


O presidente da Sobes, Harold Stoessel Sadalla e o diretor da Sobes, Jaques Sherique participaram da  EXPOWORK - Feira Latino-Americana do Trabalho Seguro e da FIREXPO - Feira Latino-Americana de Proteção Contra Incêndios, no Pavilhão principal do Anhembi, tradicional templo de eventos profissionais da América Latina.A abertura contou com a presença das principais entidades dos setores de segurança e saúde no trabalho e prevenção e combate a incêndios. Profissionais que militam há anos em ambos os setores ressaltaram a importância do evento para o setor e para toda a sociedade.


DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

Fonte- Divisão de Comunicação do CSJT



A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, gestor nacional do Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho, alerta que, segundo as estatísticas recentes divulgadas, a questão acidentária continua gerando muitas vítimas: por ano ainda ocorrem no Brasil mais de 700 mil acidentes do trabalho e a cada dia, considerando apenas os dados oficiais, aproximadamente 55 empregados deixam definitivamente o mundo do trabalho, por morte ou incapacidade permanente. "E a maioria desses acidentes ocorre por culpa patronal, ou seja, pelo descaso de alguns empregadores com a segurança e a saúde dos seus trabalhadores", afirma.

Além dos acidentes, as doenças relacionadas ao trabalho também vêm aumentando. "Os fenômenos da reestruturação produtiva e da revolução da produtividade estão tornando o trabalho cada vez mais denso, mais tenso e mais intenso, gerando por consequência estatísticas crescentes de afastamentos por doenças ocupacionais", avalia o magistrado.

Sebastião de Oliveira ressalta que, com frequência, o acidente de trabalho representa, para o empregado, "o desmonte traumático do seu projeto de vida", com reflexo em toda a família. "As indenizações repõem o prejuízo econômico e atendem as necessidades básicas de sobrevivência da vítima ou seus dependentes, mas não eliminam a frustração diante da nova realidade", assinala.

Caminhos

Entre as reflexões propostas pela data oficial do calendário brasileiro, o gestor nacional do Programa Trabalho Seguro afirma que o mecanismo mais eficiente para a redução de acidentes é o investimento sistemático em medidas de segurança e saúde dos trabalhadores e na propagação de uma cultura prevencionista no ambiente de trabalho, com respaldo dos altos dirigentes do empreendimento. "O conhecimento já acumulado indica que a grande maioria dos acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais são previsíveis e, por mera consequência, são também preveníveis", afirma. "O trabalho seguro e saudável, além de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, estimula a produtividade, mantém o empregado motivado, reduz os custos trabalhistas e cria um círculo virtuoso em benefícios de todos".

Programa Trabalho Seguro

O Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi criado em 2011 por iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos, por meio da articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e a sociedade civil.

No biênio 2016/2017, o tema indicado pelo Comitê Gestor Nacional para pautar o programa são os transtornos mentais relacionados ao trabalho. Segundo o presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, a ideia foi abordar um problema que está se generalizando em muitos ambientes de trabalho. "Temos uma pressão muito grande de exigência de produtividade, de qualidade e de competição", afirmou. "Isso faz com que empresas exijam cada vez mais metas, e assim, começam a aparecer novas doenças".

De acordo com o ministro, a ideia é promover debates no sentido de adotar medidas de prevenção e de detecção das causas destas moléstias "para o próprio julgador ver que parâmetro vai adotar para saber se realmente é um transtorno que merece alguma medida do Judiciário",conclui.

Notícias Internacionais

Vem aí o SSOA 2016


O I Congresso Luso-Brasileiro de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental - SsOA 2016 - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança, realiza, nos dias 2 e 3 de junho de 2016, o SsOA 2016. O evento acontecerá, pela primeira vez, em Portugal, e se pretende que seja alternado, um ano em Portugal e no ano  seguinte no Brasil. A ideia  nasceu do sonho de estreitar ligações entre Portugal e o Brasil na forma de disseminar a cultura de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental, nos países de Língua Portuguesa. A SsOA 2016 já nasce vitoriosa recebendo a honra de obter apoio do Presidente da República de Portugal, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Souza. Haverá também um encontro dos Inspetores do Trabalho dos Países de Língua Portuguesa e Francesa da África.


Evaldo Valladão, presidente da ABEST irá na SsOA 



FALE COM A SOBES:
SOBES - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA
 Av. Rio Branco, 133 - 22º andar Centro - Rio de Janeiro - RJ. Cep 20040-006
(21)  2242-2278 

Pioneira desde 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comece o ano aprendendo Escrita Criativa - Treinamento on line

    Vivemos em um mundo em que você precisa criar textos criativos para atender as demandas de sua empresa, atrair seus clientes, passar em ...